[RESENHA] "O TREINADOR DO MEU SOBRINHO" por Vanessa Gramkow

quarta-feira, julho 05, 2017




“O treinador do meu sobrinho” é o primeiro livro da autora catarinense Vanessa Gramkow que também é professora formada em Pedagogia. Foi uma grata surpresa ,o contato da autora para que pudéssemos proferir uma apreciação acerca do seu grande sonho, agora, publicado.

De imediato, gosto de dizer, que me divertir muito com a leitura, principalmente por considerar que este não é um livro que eu compraria pelo título ou pela capa, não sendo meu tipo de leitura principal. Por esse motivo a leitura foi surpreendente, pois foi divertido acompanhar a história dessa mulher tentando encontrar a felicidade.

Duda é uma personagem que já enfrentou muitas coisas na vida, principalmente no que tange a sua vida amorosa. Conhecida por ser a modelo que negou desfilar por um milhão de dólares. É ousada, independente,  um tanto mimada às vezes, têm uma ligação especial com seu sobrinho Igor. É por conta dele que viaja com a família para acompanhar o campeonato de tênis onde o sobrinho é o favorito.

Nessa viagem, inesperadamente, ela conhece um homem tão ousado quanto ela e que causa nela sensações quentes e inesperadas. Não demora muito para saber que este homem é o treinador do seu sobrinho. Esta viagem ainda reserva a Duda o reencontro com uma antiga história de amor do passado que poderá levá-la a lutar pela sua real felicidade.

Querido leitor, esta não é, sem dúvida, a história de amor mais inovadora do mundo, contudo é o tipo de história que você ler para relaxar e refletir um tanto sobre as coisas boas da vida, sobre aqueles acontecimentos engraçados e, às vezes, inesperados da nossa vida. 

O final do livro nos remete a dois tipos de amor distintos que é muito questionado se existem por tantas pessoas, amores tão distintos que não sabemos como chamá-los. Eu já sentir um amor profundo por alguém, mas que não era um amor apaixonado, um amor quente, mas um amor diferente, de querer cuidar, de querer estar junto, quase como o amor de um amigo. Como se defini isto? É mais ou menos essa relação que o livro trás. Foi justamente essa reflexão leve que fez com que o livro ganhasse mais minha atenção.

O romance carece um tanto de um desenvolvimento mais coerente dos personagens, acho que o André muda de personalidade de uma forma abrupta. Não que isso seja um problema megalomaníaco, o estilo de história nem pede algo tão complexo assim, mais sentir falta daquele sarcasmo do inicio no personagem nos últimos capítulos.

Os personagens coadjuvantes são muito bons, principalmente o Igor que é atrevido e bem esperto para sua idade. E a personagem Vitória que nos é apresentada no final da história e que simplesmente mostra a força de uma personagem pequena, mas gigante por conta de sua história.

No que tange a edição, devo dizer que em uma possível segunda edição é necessário uma revisão um pouco mais cuidadosa em alguns pontos, existem alguns erros gramaticais e de digitação bem visíveis. 

Em geral, este foi um livro que gostei de ler pela sua leveza e tranquilidade, além de poder trazer aos corações mais românticos aqueles suspiros e emoções que só uma boa história de amor é capaz de nos fazer sentir.

Por Jônatas Amaral
Livro cedido pela autora

You Might Also Like

1 comentários