[ #Rio2016 ] A Mensagem da Cerimônia de Abertura Rio 2016

sábado, agosto 06, 2016

Cerimônia de Abertura. Créditos G1.com

Pontualmente as 20hs da noite de ontem (05/08) teve inicio um espetáculo que prometia muito e estava cercado de dúvidas, ainda que com fundamentos questionáveis. Porém, desde que as primeiras informações sobre a cerimônia foram divulgadas sabíamos que havia um objetivo muito claro dos organizadores: falar sobre a preservação do meio ambiente e o aquecimento global.

Créditos G1.com --> Terra Geometrizada
Quando o espetáculo começou veio as surpresas que surpreenderam pela simplicidade e competência. Com uma tela de elásticos e um palco que funcionava como um projetor a cerimônia mostrou desde a origem da vida até a formação do Brasil. Foi de uma inteligência sem igual ver toda a natureza sendo modificada conforme novos povos chegavam no território, deixando a terra geometrizada, excluindo o verde, surgindo as cidades.

Desfile de Gisele Bündchen. Créditos G1.com
A ideia de preservação e respeito as diferenças estiveram presente em todo o primeiro momento e inclusive quando o espetaculo se voltou especificamente para a cultura popular brasileira. Neste ponto do espetáculo trouxe as grandes surpresas musicais: Gisele Bündchen fez um deslumbrante desfile ao som de Garota de Ipanema; Ludmila, Zeca Pagodinho, Marcelo D2, Karol Conka e Mc Sofia, além de Elza Soares misturam ritmos, mostrando o contraste da música no Brasil. O Norte foi representado pelo grupo Bonde do Eletro. Confira a Playlist das músicas que embalaram a cerimônia


A cerimônia desta forma chega ao seu grande momento. A grande mensagem esperada. Com imagens fortes e informações foi mostrado ao mundo o que o mundo tem vivido. O Aquecimento Global já é uma realidade não uma previsão para o futuro. Fernanda Montenegro junto a atriz portuguesa Judi Dench recitou o poema Flor e Náusea e, sendo extremamente pessoal agora, fui pela primeira vez as lágrimas. 

Confira um trecho do poema abaixo e na integra AQUI
Uma flor nasceu na rua!
Passem de longe, bondes, ônibus, rio de aço do tráfego.
Uma flor ainda desbotada
ilude a polícia, rompe o asfalto.
Façam completo silêncio, paralisem os negócios,
garanto que uma flor nasceu. 
Sua cor não se percebe.
Suas pétalas não se abrem.
Seu nome não está nos livros.
É feia. Mas é realmente uma flor.
A cerimônia discutiu, apresentou um problema sério que envolve o mundo inteiro e fez algo louvável: apresentou uma ação para ajudar na sua resolução. No Complexo de Deodoro será feita um área floresta com sementes plantadas pelos próprios atletas durante a cerimônia de abertura. Foi de extrema importância a ação que promovendo nesta abertura das olimpíadas. Desta forma, a beleza e a consciência se uniram para fazer uma festa linda e responsável.

Créditos G1.com
Segundo os organizadores não era a intenção deles fazer da abertura algo politico, contudo como bem disse um dos jornalistas da Globo, ela se tornou politica no momento que ela traz um dos temas mais importantes o qual merece total atenção pelos governantes. Contudo, isto não se tornou algo ditado ou chato, mas sim belo que levou a população a pensar, a refletir. E, mais ainda, falar sobre isto no Brasil que tem recursos naturais em abundância e que todo ano os feres e os abusa sem consciência. Recentemente, o Brasil tem uma demanda energética a qual tem feito os políticos e empreiteiras propor hidréletricas em locais que causaram imensos danos naturais. É um grande alerta feito ao mundo inteiro.

Pira Olímpica. Crédito G1.com
A cerimônia chegou ao fim com todos os atletas em campo e ao som de muito samba. Mas, não sem antes ter discuros inspiradores e emocionantes do lideres dos comitês olímpicos, além de um prêmio emocionante ao queniano Kipchoge Keino, ou Kip Keino, bicampeão olímpico em corridas que criou iniciativas em educação e cidadania no país. Foi um engradecimento do esporte como serviço social.

A pira olímpica trouxe uma das imagens mais belas e conscientes. Como telespectador foi lindo e importante. O mundo se rendeu ao espetáculo brasileiro. E nós brasileiros temos a responsabilidade individual de responder a mensagem com consciência.  

Pira Olímpica do Povo, Igreja da Candelária. Créditos G1.com

 Por Jônatas Amaral

You Might Also Like

0 comentários

DIA DO ESTUDANTE AMAZON