[PRIMEIRAS IMPRESSÕES] Sobre o livro "A Mais Pura Verdade" de Dan Gemeinhart

sábado, fevereiro 28, 2015



Foi uma grata surpresa receber em minha casa um pacote da Novo Conceito, trazendo uma pequena mostra do seu novo lançamento; o livro "A Mais Pura Verdade" de Dan Gemeinhart.

Acoplado a ideia da editora de ler uma pequena mostra da história, veio a minha ideia de seguir com algumas primeiras impressões de outros livros, séries e filmes, que acabo tendo contato. Seja em um trailer, o prólogo de um livro, o piloto de uma série, tudo nos causa primeiras impressões.

Sendo assim, aqui é lançado a nova coluna do blog que será chamada, básica e simplesmente, de PRIMEIRAS IMPRESSÕES.



MINHAS PRIMEIRAS IMPRESSÕES SOBRE O LIVRO


"A MAIS PURA VERDADE" DE DAN GEMEINHART

"- Sei lá. Acho que eu gosto... eu gosto... do sentimento de captar alguma coisa. De guardar alguma coisa." (P.78)

Este livro conta a história de Mark, como diz a sinopse "em todos os sentidos que interessam, Mark é uma criança normal". Mas, que por certo motivo decidi fugir de casa e para nossa surpresa viajar quilômetros de distância afim de escalar o topo de uma grande montanha chamada Monte Rainier. 

Ele sai de casa ao lado de seu cachorro Beau, uma máquina fotográfica, um caderno, passagem compradas com antecedência, equipamento de alpinismo e remédios. Sim. Mark está doente. Muito doente.

O que levaria um garoto, que eu imagino pela forma que age, ter por volta de 10 a 12 anos, fugir de casa em suas condições, deixar um bilhete a melhor amiga, e largar tudo? Todo Resto?

É mais ou menos essa pergunta que ficou na minha mente ao longo das aproximadas cem páginas que eu pude apreciar da obra.

É um história que me surpreendeu pelo protagonista e suas atitudes. Assim como me surpreendeu até por muita coisa acontecer em um espaço de tempo e páginas, sem se tornar rápido demais, nem lento demais. Na Medida Certa.

É uma história que emociona e faz pensar.

Algo me incomodou? Sim. A constante lembrança e reafirmação do titulo "A Mais Pura Verdade". Essa frase se repete em vários momentos do livro. Achei, por vezes, desnecessária. Detalhe ínfimo, diante da grandeza da história.

"Isto é uma coisa que eu não entendo: por que desistir sempre parece bom até que você o faça" (P. 63)

Logo, A Novo Conceito deve trazer aos leitores brasileiros, a partir do dia 23 de Março, uma história sobre o qual as atitudes de seu protagonista são a cada página ainda menos previsível. Além de um trama bem amarrada, com personagens extremamente humanos. Com conflitos extremamente humanos.

Essa é a mais pura verdade.

Por Jônatas Amaral

You Might Also Like

1 comentários

  1. Bah, essa 'premissa' desse livro tá sendo tão bem falada pelos blogs que a curiosidade aqui só aumenta.rs Que bom que vem mais um lançamento bom da editora <3

    Beijos
    http://mon-autre.blogspot.com/

    ResponderExcluir

DIA DO ESTUDANTE AMAZON