[RESENHA] “Diário de um banana : Rodrick é o cara” de Jeff Kinney

quinta-feira, fevereiro 27, 2014



O segundo livro da série de sucesso mundial “Diário de um bana” é a continuação clara das histórias que aconteceram durante o ano de Greg tendo inicio no primeiro volume. O Segundo livro começa em setembro, depois das férias de verão.

E Faça o que quiser, só não pergunte a Greg Heffley como foram essas férias, porque ele realmente não quer falar sobre isso. De volta às aulas, Greg está ansioso para enterrar de vez os últimos três meses... E um acontecimento particular.

Mas, seu irmão mais velho, Rodrick, não vai deixar que as coisas caiam no esquecimento assim tão fácil. Ele é testemunha de um “pequeno” incidente que Greg quer manter em sigilo. Mas sabe como são os segredos, não é? Logo, logo estão na boca do povo, especialmente quando há um diário envolvido na confusão.

O primeiro livro tem como principal característica, o humor. É uma história super engraçada. Entreter fazendo rir com as situações que esse garoto se mete. Esperava bastante que o segundo livro pudéssemos encontrar isso também. Não que não seja. É um ótimo entretenimento, mas não tão engraçado, em minha opinião, como é o primeiro. 

O livro parece querer focar mais na relação de Greg e seu irmão, Rodrick. E este é o ponto forte do livro. A relação familiar é abordada utilizando situações comuns, outras incomuns, mas possíveis. Situações que por vezes não parecem tão engraçadas, mas que auxiliam na mensagem que se quer transmitir.

Os momentos mais engraçados são os que acompanham a presença da mãe de Greg, Susan. Ela é a personagem mas interessante, depois dos irmãos.

Aqui encontro um livro para refletir também. Enquanto o primeiro livro é extramente engraçado, o segundo livro é um tanto mais interessante em relação ao tema “Família”, chegando a divertir e ensinar. Afinal, as situações que Rodrick se mete, não são nem de longe um exemplo a se seguir, e isso fica bastante claro no final de cada enrascada, de cada cena.

“Rodrick é o cara” vem a ser um livro que traz algo novo para série, não sendo um repetição, mas sim evolutivo. O que é um ponto positivo. 

Apesar de não ter superado minhas expectativas, é um livro que muitos irão gostar pelo seu conteúdo. Vale a pena.

Por Jônatas Amaral

Confira a Resenha de “Diário de um banana”

Em breve, Resenha de “Diário de um banana: Gota d’gua”

You Might Also Like

2 comentários

  1. Amo a série e pra mim esse é o melhor livro! Beijo.
    Filosofo de Lanchonete

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sou muito fã da série também.
      Este não é um dos meus preferidos, mas não posso dizer ainda oficialmente, afinal ainda não li todos.
      Mas até agora o terceiro livro é o meu favorito.

      Obrigado, até mais!

      Excluir

DIA DO ESTUDANTE AMAZON