[RESENHA] "O Lado Bom da Vida" de Matthew Quick

domingo, outubro 06, 2013



Acordei certo dia com um pensamento, com um desejo: Com um livro em minha mente. Este livro era “O Lado Bom da Vida”  de Matthew Quick. Eu já havia assistido ao filme baseado no livro (Veja a Resenha Aqui), mas especificamente veio-me a vontade de ler e conhecer ‘o lado bom da vida’ e verdadeiramente foi um das melhores escolhas literárias da minha vida.

O Livro conta a história de Pat Peoples, um ex-professor de história, que sai de uma clinica psiquiatra depois de muito tempo, a pedido de sua mãe, Jeanie. Pat tornou-se adepto a filosofia de sempre ver o lado bom das coisas, e esta determinado a tentar melhorar para sua mulher Nikki, assim que acabar o tempo separados. Porém Pat não lembra que eles estão separados há muito tempo, e Nikki não vai nunca voltar. Também não se lembra de como foi parar naquela Clínica.

Pat tem que encarar uma nova realidade: seu pai está recusando-se a falar com ele, os amigos andam evitando comentar o assunto “Nikki e o lugar ruim”. Ele, agora, é viciado em exercícios físicos e estar determinado a reconquistar sua mulher, pelo simples fato de acreditar em finais felizes. Mas a chegada de Tiffany começa uma nova reviravolta em sua vida.

É uma história de amor, ‘loucura’, futebol americano, família e amizade. Matthew Quick nos apresenta personagens extramentes sensíveis, humanos, com defeitos e qualidades. Apresenta situações muitas vezes engraçadas (De rir mesmo), momentos simples em família, momentos tensos, dramáticos, algumas situações um tanto absurdas, mas que sinceramente críveis.

A História é narrada por Pat, ele conta o “filme da sua vida”, pois assim que ele ver sua vida: como um filme com um final feliz. E pelo fato de termos a história pelo olhar de Pat, percebemos através da escrita, da narrativa a fragilidade emocional que ele se encontra, e logo a evolução no seu quadro psicológico, das pioras e melhoras. E isso torna a leitura mais prazerosa e interessante a cada capitulo.

"É estranho ouvi-la dizer aquilo, tão distante do 'eu amo você' de uma mulher comum, e no entanto, provavelmente mais verdadeiro"

Pat e Tiffany são personagens que te fazem ter múltiplas sensações. Tiffany é grosseira muitas vezes, sarcástica, ao mesmo tempo é/esta frágil, é audaciosa e extramente talentosa. Pat é um homem determinado , ao mesmo tempo que é infantil e imaturo algumas vezes; é perceptível a vontade dele de tentar conseguir seu objetivo, principalmente de nunca perder a esperança. Tiffany é realista, Pat é sensível: e são duas realidades que necessitamos ter. Eu aprendi muito com cada um deles.

O futebol americano é bem presente na obra, para alguns isso foi um grande incômodo, eu não vejo dessa maneira, é algo que mesmo que você odeie futebol você irá entender, e principalmente pode se identificar com os personagens na qual partilham da mesma ideia no livro. Você pode, também, terminar o livro apaixonado por futebol americano, que foi o meu caso.

Patrick, o pai de Pat, vive o futebol. As suas emoções, o seu relacionamento familiar depende dos resultados dos jogos. Essa atitude irrita bastante, mas por outro lado mostra o quanto o autor busca trazer o real para um personagem, para todos eles, e extrapolar essa realidade, essas atitudes, a fim de que nos faça refletir, ou nos identificar.

“O Lado Bom da vida” traz, no meu ponto de vista, tudo o que há de melhor na vida: referências à literatura, a música, ao cinema, futebol, comida, família, amigos, medicina, ensino, à esperança, aos erros e acertos.

Um livro sempre irá oferecer um significado diferente para cada pessoa a partir daquilo que o autor escreveu. Este livro ajudou-me a entender e, sim, acreditar em finais felizes, no lado bom das coisas, a ter esperança... Pois, na vida, às vezes, as coisas não dão certo, contudo você sempre ser pessimista te levará mais para o fundo do poço. A esperança é fundamental. Hoje eu infiro isto desse livro, quando eu o reler terei outra visão, assim como você terá outra.

Raramente o meu #TopFive de livros preferidos é alterado, porém a vida é assim, e este entrou para minha lista. Além de estar no meu rol de maravilhosas capas.

Recomendo este livro a todos que desejam uma ótima leitura, que querem rir, se emocionar, querem uma mensagem de ânimo. Para aqueles que querem conhecer o lado bom da vida. É uma leitura gentil, que também quer ter, e de certa forma, tem razão.

P.S. A Vida é um filme, o final de cada cena depende de sua escolha. As vezes, lembre-se, é “melhor ser gentil do que ter razão”. Creio que Pat ficaria orgulhoso de mim caso me visse escrevendo isso.
"O Lado Bom da Vida"
Titulo Original: The Silver Linings Playbook
Copyright 2008.
Copyright de tradução 2012.
Editora Intrínseca.

Por Jônatas Amaral 

You Might Also Like

6 comentários

  1. É um dos livros que quero muito ler, e estou me segurando para não ver o filme primeiro rs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Camila,
      Olha, Se quiser podes assistir ao filme. Pode ter certeza você terá uma experiencia única com cada u, cada um conta a mesma história com peculiaridades diferentes.

      ;)

      Excluir
  2. Faz pouco tempo que li O Lado Bom da Vida, e infelizmente não achei tudo isso que dizem, sei lá, achei o livro um pouco débil demais, consegui resumir o livro em 3 palavras: Nikki, B-E-A-G-L-E-S e malhar, haha. Sei lá, não deu pra mim :/
    Beijos,
    www.estejali.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Entendo...
      Ainda aconselho no futuro relê-lo, quem sabe em um outro momento ele não se torne tão especial para você, quanto é para mim.
      Porém Nikki, B-E-A-G-L-E-S e malhar ... é algo que não dá para esquecer tão facilmente neste livro kkkk

      Até mais!

      Excluir
  3. Esse livro é incrível. Apesar das falhas, eu gosto muito dele, talvez seja o meu preferido por uma série de mensagens e lições que ele me passou. Leitura mais que recomendada. Ótima resenha também. :)

    http://legadodaspalavras.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  4. Muito boa revisão, você me incentivou a ler a história. Recentemente, vi o filme e eu fascinado especialmente por esse... eu sou definitivamente um fã Bradley Cooper e seus filmes não me perder, embora alguns são muito mal feitas. Pela maneira, recentemente eu vi americana Sniper, uma proposta que eu recomendo muito para ver.

    ResponderExcluir

DIA DO ESTUDANTE AMAZON